Exame ocupacional: o que é e por que ele é obrigatório para os seus funcionários?

Exame ocupacional: o que é e por que ele é obrigatório para os seus funcionários?

O que é um exame ocupacional e porque é obrigatório para os funcionários de um empreendimento ainda é certo enigma para muitas empresas e gestores. Por isso criamos este texto explicativo, justamente para facilitar a sua vida, empregador.


Explicando o exame ocupacional

Exame ocupacional - Pessoas tirando dúvidas com médica
Entender o que é o exame ocupacional nos ajuda a compreender o quão indispensável ele é.

O exame médico ocupacional é todo o exame que tem a finalidade de identificar se um indivíduo encontra-se apto para exercer uma função laboral numa determinada empresa. O melhor profissional para analisar a saúde do seu futuro colaborador é o médico do trabalho, pois correlaciona a função que exercerá com todos os riscos existentes no local de trabalho e as possíveis doenças do candidato.

De maneira geral, existem 5 exames ocupacionais que foram determinados pela Norma Regulamentadora de número 7 (NR-7). São eles o exame ocupacional admissional, o periódico; de mudança de função; de retorno ao trabalho e o demissional.

Acontece que para os exames ocupacionais existirem, não importa seu tipo, é necessário que o médico do trabalho da empresa analise os riscos existentes no local de trabalho, e os relacione com exames clínicos e complementares. Assim, pode desenhar um Programa de Saúde do empreendimento (PCMSO) que tem o intuito da prevenção das doenças e acidentes do trabalho.

Sendo assim, os exames ocupacionais são a fase final de uma jornada de prevenção, que inicia com o completo conhecimento do local de trabalho, agentes nocivos e características da população que será estudada e acompanhada.

Ainda segundo a NR-7, empresas que tiverem funcionários sob o regime da CLT deverão realizar todos os exames ocupacionais e eles são obrigados a comparecer. Caso se neguem a realizá-los, deverão assinar termo com a devida negativa.


E por que o exame ocupacional é essencial para a sua empresa?

Exame ocupacional - gráfico e esquemas de crescimento de uma empresa
Manter os exames de seus colaboradores é fundamental para a sua empresa crescer.

Pois, na maioria dos casos, o exame periódico ocupacional é uma das únicas chances garantidas do seu funcionário ir à um médico, o que é fantástico já que é a primeira porta para entender suas necessidades, dores, preocupações e limitações, mantendo assim sua saúde e segurança em primeiro lugar.

O médico do trabalho poderá fazer todas as orientações e recomendações necessárias, e as devidas análises, pois isso refletirá de um jeito muito positivo na saúde dos seus funcionários, da sua empresa, prevenindo doenças, diminuindo a sinistralidade com o plano de saúde, diminuindo os custos com o absenteísmo, e com isso melhorando a lucratividade, melhorando a qualidade de vida e, principalmente, orientando todo o grupo populacional da sua empresa.


E como a Healthwork pode te ajudar nisso?

Nós da Healthwork temos como missão a prevenção das doenças e acidentes do trabalhoresolução de problemas. Por isso, vamos ajudá-lo a resolver os problemas de saúde e segurança do trabalho da sua empresa, melhorar os processos já existentes e entregar um serviço 100% correto e completo.

Nossa equipe é treinada para sempre focar na experiência perfeita, com a qual seus colaboradores serão examinados com total humanização e profissionalidade, e os resultados dos exames checados e laudados por médicos ultra especialistas.

E aí, o seu negócio já tem uma empresa contratada para cuidar da área de medicina e segurança do trabalho? Se não tem, depois dessa matéria está pensando contratar? Caso queira, lembre-se: com a Healthwork, sua experiência é perfeita!

A gente espera ter tirado todas as suas dúvidas. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *