Prevenção: a melhor maneira de cuidar da saúde. Como uma empresa de medicina do trabalho pode ajudar a prevenir doenças?

Prevenção: a melhor maneira de cuidar da saúde. Como uma empresa de medicina do trabalho pode ajudar a prevenir doenças?

No Brasil, ainda pecamos com a cultura do “deixa para depois” e não corremos atrás da prevenção de doenças, impedindo que elas sejam diagnosticadas em tempo de serem tratadas e curadas. Por isso, vamos aproveitar o mês do Outubro Rosa para conversarmos sobre como essa “arma da saúde” é tão necessária, e em como uma empresa de medicina do trabalho competente pode ajudar seu empreendimento.

A medicina e segurança do trabalho ajuda na prevenção de acidentes e doenças.

A prevenção começa no exame ocupacional.

O Outubro Rosa nos relembra a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também sobre como os exames periódicos são importantes – por exemplo os ocupacionais anuais, que podem ser a primeira porta no diagnóstico de muitas doenças, incluindo o câncer de mama de uma funcionária.

Em muitos casos, o exame periódico ocupacional é o único contato dos seus funcionários com um médico. Isso porque ainda há uma grande deficiência da saúde pública do país, e muitas vezes até privada, piorada pela cultura da consulta ambulatorial em pronto socorro, deixando claro que o exame médico ocupacional, seja ele qual for (admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional) deve possuir qualidade, pois é a primeira porta para o diagnóstico e tratamento de muitas pessoas.

Resumindo, ele tem um efeito importante no bem-estar dos seus funcionários, prevenindo doenças e aumentando a qualidade de vida, e na saúde do seu negócio, diminuindo a sinistralidade com o plano de saúde e os custos com o absenteísmo, e com isso melhorando a lucratividade e, principalmente, orientando todo o grupo populacional da sua empresa.

Então é certo que no exame periódico ocupacional seu funcionário terá uma chance de expor seus sintomas, suas dores e preocupações, as quais serão analisadas pelo médico do trabalho – que poderá diagnosticar uma doença de imediato. Mas tão importante quanto o diagnóstico é a ação de encaminhar e conduzir o caso ao médico assistente especialista – por exemplo um oncologista no caso do câncer de mama, ou de outra especialidade que se faça necessária para o diagnóstico e tratamento.

A importância do Médico do Trabalho na prevenção de doenças e na difusão de informação.

A importância do médico do trabalho na prevenção.
FONTE: VEJA.com

O médico do trabalho poderá fazer uma das coisas mais importantes em medicina: a orientação, a recomendação de algo que seja adequado para aquele indivíduo, inclusive, retirando dúvidas que possam existir. Questões como se o anticoncepcional pode causar o câncer de mama, ou se o exercício físico ajuda no tratamento do câncer de mama.

Um importante estudo publicado no final de 2017 no jornal médico The New England Journal of Medicine (Contemporary Hormonal Contraception and the Risk of Breast Cancer), que estudou cerca de 1,8 milhões de mulheres com menos de 50 anos por mais de 10 anos, afirma que o anticoncepcional aumenta em cerca de 20% o risco de câncer de mama em mulheres. O estudo confirma ainda que embora os medicamentos anticoncepcionais aumentem a chance de câncer de mama, eles também diminuem o risco de câncer de ovário, endométrio e de câncer colorretal, além de possuírem outros importantes benefícios, como o fato de serem um excelente método contraceptivo, melhorando os sintomas menstruais. O melhor a se fazer é balancear os remédios, encontrando a dosagem adequada para você com seu médico.

Câncer de mama e o exercício físico

Já outra questão comum é sobre se uma mulher em pós-tratamento contra o câncer de mama pode fazer atividade física ou trabalhar normalmente. Um estudo apresentado na ASCO 2015 (Encontro da Sociedade de Oncologia Clínica Americana), que analisou 12.240 mulheres com câncer de mama localizado e 1.695 mulheres com tumores triplo-negativos – o subtipo de tumor mais agressivo de todos os tumores de mama -, demonstrou que mulheres que praticaram atividade física de moderada intensidade por mais de 4 horas por semana no período pós-tratamento oncológico apresentaram menor mortalidade geral, comparadas àquelas que não praticaram atividade física. Isso deixa evidente que em pacientes com câncer de mama, e talvez em outros tumores, a atividade física é uma importante arma para melhorar o prognóstico.

O fato é que a atividade física contribui na redução da obesidade e da resistência à insulina, o que acaba acarretando na diminuição de fatores de crescimento e inflamatórios, que levam à  proliferação de células tumorais.

E como o Outubro Rosa está aí, me pergunto: qual foi a estratégia de educação em saúde da sua empresa esse ano?

Mas por quê a Healthwork?

Confie na Healthwork para ajudar a sua empresa na prevenção de doenças e acidentes do trabalho.

Fundada em 1995 pelo Dr. Ailton e com a missão da prevenção das doenças e acidentes do trabalho, a Healthwork tem como objetivo a resolução de problemas, que está nas nossas bases LEAN. Ou seja, nossos colaboradores são estimulados a não só apresentar e evidenciar uma adversidade, mas a resolvê-la juntos desde o primeiro dia de Healthwork. E quanto mais complexos os obstáculos melhor, pois são sempre uma oportunidade de melhoria.

Por isso, vamos ajudá-lo a resolver os problemas de saúde e segurança do trabalho da sua empresa, melhorar os processos já existentes e entregar um serviço 100% correto e completo. Nossa equipe é treinada para sempre focar na experiência perfeita, com um atendimento humanizado e respeitoso, ou seja, os seus funcionários serão bem examinados e os resultados dos exames checados e laudados por médicos ultra especialistas.

Outro ponto interessante é que temos duas unidades próprias, que além de possuírem todos os exames clínicos e complementares, estão muito bem localizadas, sendo uma em São Paulo (próxima a Avenida Paulista) e a outra no centro de São Caetano do Sul, São Paulo. Ambas estão muito bem localizadas e próximo do transporte público, o que diminui o desperdício de tempo de trajeto do seu funcionário, que é atendido de forma agendada e pontual. 

Venha para a experiência perfeita!

 O que achou do nosso post? Assine agora a nossa newsletter gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *