A Healthwork no Lean Summit Saúde 2019

A Healthwork no Lean Summit Saúde 2019

O Lean Summit Saúde tem o objetivo de reunir empresas de destaque para compartilhar experiências e gerar discussões.

Por exemplo, a metodologia pode estimular bons resultados dentro da saúde com a aplicação de processos ágeis, seguros e produtivos.

Sendo assim, profissionais da saúde e representantes da Healthwork estiveram presentes e puderam compartilhar e sanar suas dúvidas.

Crédito da Imagem: University of New Hampshire (UNH)

Palestra da Healthwork no Lean Summit Saúde 2019

 A Healthwork participou sendo representada pelo Dr. Ricardo Micelli, que demonstrou como a organização se beneficiou com as práticas.

Desde que adotou o sistema, a Healthwork aumentou em 40% a produtividade dos funcionários, diminuiu pela metade o atendimento e incrementou a geração de negócios. 

A interação entre os participantes era ativa em todos os ambientes.

Também foi gerada pela exposição ‘Compartilhe seu A3’.

Através de demonstrações de alguns modelos selecionados pelo LIB, aproveitando para trocas de experiências, sempre essencial para construção de novas ideias.

 Participações Internacionais

O evento contou com participações internacionais, dentre elas esteve Denise Bennett – diretora do Lean Enterprise Australia.

Desde já, Denise apresentou suas reflexões e experiências pra projetar o futuro.

Além disso, detalhou casos pioneiros dos EUA, Austrália e Cingapura e o Dr. Javier Mercado – diretor do Institute Modelo, na Argentina, mostrando a evolução do tratamento de síndrome coronárias.

Participações Nacionais

As instituições brasileiras também não ficam para trás.

Com diferentes enfoques e métodos de aplicação, representantes de vários setores da saúde no Brasil palestraram sobre os benefícios alcançados.

Dentre as apresentações estiveram:

  • Hospital  PUC-Campinas que mostrou a redução dos tempos de espera e a importância da ida ao gemba.
  • Hospital  Moinhos de Vento apresentando dados com melhorias significativas alcançadas com o lean. Foram cerca de 6.700 pessoas entre médicos, administrativo e assistencial, beneficiadas pelas práticas do lean dentro da instituição.
  • Hospital Sírio-Libanês reforçando o propósito do programa de excelência operacional que vai além de melhorar os processos internos, mas também conviver e compartilhar.
  • Grupo Santa Joana com a apresentação da jornada lean da Pro Matre Paulista, que dentre as metodologias utilizadas estão o A3 – Corporativo e o Plano Estratégico Lean.
  • Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) com a experiência das formas de engajamento implementadas na equipe médica, que ajudaram a alcançar os objetivos propostos.
  • SulAmerica participou com a demonstração  do hoshin com as práticas operacionais de 2019 que visam aumentar a produtividade, engajamento e colaboração das equipes e melhorar a experiência do cliente na cadeia de valor.

Participação do IOV

O Instituto de Oncologia do Vale (IOV), até então, uma das mais avançadas iniciativas lean de saúde do mundo, participou da maratona de palestras com seu diretor executivo e Sênior Advisor do Lean Institute Brasil, Dr. Carlos Frederico Pinto.

Então, Dr. Carlos apresentou caminhos simples e ágeis para a transformação lean.

Além disso, o IOV proporcionou uma visita orientada em sua base em São José dos Campos.

Posteriormente, tendo acesso à diferentes áreas e processos como gestão da estratégia, fluxos assistenciais da quimioterapia, faturamento, processos de suporte, entre outros.

Por fim, o diretor do Lean Institute Brasil e coordenador do encontro Flávio Battaglia, apresentou e discorreu, juntamente com o Dr. Carlos Frederico, sobre os ‘5 Guiding Principles’, estudo consolidado pela Lean Global Network.

>>> Saiba mais sobre o evento aqui: https://www.lean.org.br/lean-summit-saude-2019.aspx—-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *