Gestão de saúdeMedicina do trabalho

Saiba como se prevenir das doenças ocupacionais

0
24
2019 / 08 / 07

Desde o seu início, a medicina do trabalho se pautou na prevenção de doenças ocupacionais e não ocupacionais, assim como na promoção da segurança no trabalho, tornando-se um braço da saúde pública.

A partir da análise dos riscos no local de trabalho e da confecção do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), podemos criar um Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO).

A medida pretende prevenir doenças e acompanhar o funcionário exposto a algum tipo de risco, através dos exames clínicos e complementares periódicos.

Etiqueta social da prevenção de doenças ocupacionais

Mas a medicina não faz uso apenas do PCMSO como ferramenta para a prevenção de doenças.

Isso porque, para a completa atenção primária é necessário treinar, explicar e conscientizar o grupo de funcionários de uma empresa, ensinando as noções básicas de como as doenças são transmitidas e como podem ser evitadas.

Esse conhecimento poderá ser passado inclusive aos familiares e pessoas próximas.

Simples orientações de lavar as mãos frequentemente, usar lenço ao espirrar ou tossir,  calendário vacinal e a quais doenças as vacinas previnem, uso do preservativo, entre outras, por exemplo.

Essas dicas fazem uma diferença enorme no dia a dia dessas pessoas, diminuindo o absenteísmo e aumentando a produtividade da sua empresa.

Deixe um comentário